Vantagens de ter um site para a sua empresa

#

A essência das organizações está na informação gerada interna e externamente que, quando bem utilizada, pode se transformar em vantagem competitiva para o negócio. Como esse fluxo de informações é gigantesco, é preciso dar novos rumos para a gestão da informação nas empresas, e isso está sendo feito através dos portais corporativos.

Os portais corporativos, ou sites corporativos, trazem diversos benefícios para os empreendimentos, tanto com relação à qualidade das informações processadas quanto na automação de processos e fluxos de trabalho, que se tornam integrados e interdependentes, formando uma única inteligência corporativa. É exatamente sobre essas vantagens que falaremos hoje.

Gestão do conhecimento corporativo

O conhecimento gerado pelas organizações anda disperso, distribuído entre diversas ferramentas que não se conversam, gerando uma verdadeira “Babel” de informações pouco úteis para a cúpula empresarial. Ao implantar um portal corporativo, as informações são armazenadas em um único lugar, trabalhando entre si para que se tornem um diferencial competitivo para a empresa.

Num site corporativo podemos visualizar três vertentes que se integram para gerar informações relevantes para a empresa:

Gestão de conteúdo

A gestão de conteúdo é responsável pela captura e processamento das informações, distribuindo-as de acordo com a necessidade.

Armazenamento de dados (Data Warehouse)

Responsável pela análise dos dados e desempenho da organização.

Business Intelligence

Responsável pela potencialização das bases de dados para criar informações precisas e direcionadas visando a facilitação da tomada de decisão.

Apoio a processos e fluxos de trabalho

Os sites corporativos dão suporte e operam boa parte dos processos internos das empresas, tornando-os acessíveis a qualquer usuário do portal. A facilidade de acesso a orientações e especificações técnicas eleva a qualidade do trabalho desenvolvido, o que contribui para a eficiência e rentabilidade da empresa.

Ademais, com processos incorporados ao site corporativo, a automatização de atividades torna o trabalho menos dispendioso para os funcionários, deixando as equipes livres para pensar no negócio mais estrategicamente.
Maximização da segurança

A segurança da informação é um dos gaps que mais contribuem para que as empresas percam vantagem competitiva. A falta de agentes que ofereçam segurança máxima aos dados e informações da empresa leva a problemas sérios de roubo de propriedade intelectual e tecnológica.

Neste sentido, com um portal corporativo é possível determinar níveis de segurança para cada usuário, configurando quais dados e informações estão disponíveis para cada pessoa. Em uma necessidade extrema, um acesso temporário pode ser fornecido, garantindo assim a preservação da inteligência e do conhecimento corporativo.

Tomada de decisão consciente

Até pouco tempo atrás a tomada de decisão nas organizações era realizada baseada em estudos e tendências de mercado num âmbito geral, sem considerar as especificidades de cada empresa. Hoje, com os portais corporativos e o Business Intelligence, é possível determinar com maior precisão os caminhos que a empresa deve percorrer para garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Com base em relatórios analíticos e informações extraídas das mais diversas fontes de dados, a empresa tem ao seu alcance um estudo exclusivo a respeito de si e de seus concorrentes, podendo decidir com melhor embasamento sobe o seu futuro.

E a sua empresa possui um portal corporativo? Essas soluções são utilizadas no seu dia a dia? Conte-nos sua experiência!

Posts relacionados