Marketing e Carnaval: combinação de sucesso

Tempo de Leitura: 2 minutos
0
(0)

carnaval é repleto de marcas, que já estão pondo em prática suas estratégias de marketing para a edição de 2018

Você com certeza já ouviu que “o ano só começa depois do Carnaval”. Não deixa de ser (em parte) uma verdade. Pois é só depois do Carnaval que as coisas começam a entrar nos eixos. Isso se não estivermos falando de grandes empresas e da área de comunicação como um todo.

Oficialmente, a edição desse ano acontece entre os dias 11 e 14 de fevereiro. E, ano a ano, a festa mais famosa do Brasil conquista mais e mais o interesse das marcas. Além disso, quem se envolve anualmente com o evento não costuma se arrepender. No Rio de Janeiro, chega a 6 milhões o número de pessoas nos blocos de rua. Além disso, a renda para a economia carioca é de cerca de R$ 3,3 bilhões com turismo. De acordo com pesquisa realizada pela ESPM Rio a pedido da Riotur: 94,2% dos turistas que vieram para o Carnaval este ano pretendem retornar.

Onde entra o marketing?

Para marcas que precisam de uma maior representatividade, o Carnaval é ideal para divulgação e ativação ao vivo. Para marcas que buscam dar uma cara mais premium para seus produtos, os bailes de máscaras e os camarotes são ideais. Ou seja, tem ação para todos os gostos!

Um bom exemplo foi um caso de branding da Nike, que usou o Bloco do Brown, de Salvador, para lançar a camisa oficial da seleção brasileira. Outro exemplo fica por conta do Itaú, que patrocinou grandes e conhecidos blocos de rua cariocas. Com isso, aumentou sua visibilidade de forma expressiva, rivalizando com um se seus principais concorrentes, o Bradesco. Da mesma forma, a Dior patrocinou um espaço de beleza no Camarote N1. Ao longo de três dias, distribuiu tratamentos gratuitos ao público. A ideia era aumentar o fluxo de clientes nas lojas do Rio.

e o marketing digital?

No ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) esperava movimentar mais de 5,8 milhões de reais nas categorias de acomodação, transporte e alimentação. Enquanto isso, no Facebook e no Instagram, as pessoas compartilhavam interesses similares, como as principais cidades que estavam.

Além do check-in, os brasileiros também demonstraram interesse em determinados tópicos no Feed,  servindo de ponto de partida para criação de campanhas. Afinal, combinar a mensagem com a conversa no Facebook e Instagram é a forma mais assertiva de conquistar potenciais clientes e consumidores.

Outro ponto importante para montar uma campanha carnavalesca é entender o comportamento das pessoas durante o verão, já que a folia faz parte da estação, assim como os vídeos bombam no Facebook e Instagram durante os dias mais quentes. Então, apostar em formatos visuais, mensagem certeira e um pouco de brilho traz mais resultados de sucesso para o seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

Caso você queira se candidatar a fazer parte da Equipe R&D, preencha o formulário nesta página. Assim sua mensagem chegará no lugar certo, direto no nosso RH. Boa sorte!







    Conecte-se

    Assine a nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter e fique por dentro do mundo do marketing digital

    Conecte-se

    Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades