Glossário com termos de Marketing Digital

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Edge rank? PWAT? Nutrição de Leads? Quem trabalha com Marketing Digital (ou é um curioso pela área) sabe que é comum se deparar com algum termo ou sigla que você nem desconfia qual é o significado. Certamente, o universo da Internet é cheio deles, e os profissionais da área precisam conhecê-los.

Logo, para facilitar a sua vida, listamos abaixo os principais termos que usamos em nossos posts e materiais educativos e fizemos uma breve explicação de cada um. Para ajudar na busca, separamos os conteúdos por afinidade. Boa leitura!

Marketing e Vendas

AIDA

É um acrônimo que abrevia um processo de conversão. Suas etapas são Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Assim, a AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão. Além disso, é utilizado no Marketing para direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.

Automação de Marketing

Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada. Com isso, facilita o trabalho e acelera resultados. Em geral o termo é mais utilizado no contexto de disparo de emails a partir de um comportamento específico do usuário (Nutrição de Leads), mas ele vai além isso.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Por exemplo: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

CRM

Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). A saber, os softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes. São elas organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.

CTA

Call to Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. A saber, são comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Por exemplo: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”!

eBook

Na tradução literal, é livro eletrônico. No contexto do Marketing, é um Material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. Além disso, são mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.

Edge Rank

Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem no feed do usuário. Assim, é baseado em três fatores: afinidade, formato do post e tempo que a postagem foi feita.

Formulário de conversão

Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc).

Funil de vendas

Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Dessa forma, costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Certamente, em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.

  • Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.
  • Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.
  • Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.
Geração de Leads

Converter os visitantes do site da empresa em Leads.

Growth Hacker

Cargo totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (marketing, produto, etc.). Além disso, testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes.

Inbound Marketing

O “novo marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança, bem como direcioná-los para o momento da venda. Assim, a ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Inside Sales

Ao contrário das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação. Entretanto, não há encontro físico na negociação.

Landing Page

O termo pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site. No entanto, costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão.  Sem dúvidas, o caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.

Lead

Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado. Pode ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

Lead Scoring

Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se ele é qualificado ou não.

Links Patrocinados

São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). A saber, em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Long tail keyword (palavras-chave da cauda longa)

Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. Certamente são boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de buscas. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.

Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo. Por esse motivo pode-se dizer que é um “marketing de atração”. Entre suas ações está direcionar conteúdos para pessoas nos diferentes estágios do Funil de vendas.

Nutrição de Leads

Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de emails após um determinado evento. Seu objetivo é conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: após baixar um eBook sobre Marketing no Facebook, o usuário pode receber emails automáticos com sugestões de posts ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado ao tema.

Outbound Marketing

Seria o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” seus produtos e serviços aos consumidores. Logo, podemos dizer que é o “marketing de interrupção”, pois suas estratégias e canais não focam em um público específico. São exemplos: comerciais de TV e outdoors, por exemplo.

Pagamento social

Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Assim, ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez.

Palavra-chave

Pode ser a palavra que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, é baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Logo, um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”. Além disso, palavra-chave é utilizado para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google.

PWAT

Sigla para “Pay with a tweet”.

Rede de Display do Google

É uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos.

Remarketing (ou retargeting)

Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Por exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.

Segmentação de Leads

Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de email marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

Squeeze page

É o modelo de Landing Page focado na captação de emails.

Qualificação de Lead

Processo para classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads ruins para venda (aqueles que não têm perfil para se tornar um cliente).

Taxa de conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

Webinar

Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

Leia também:

Conceitos básicos do Marketing Digital

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