Entenda as diferenças: Marketing / Publicidade e Propaganda

#

O que é marketing? O que é publicidade e propaganda? O que eles têm em comum? Calma, você não é o único que tem essas dúvidas. Vamos às explicações!

Marketing
é muito mais que vender ou anunciar um produto ou serviço, nele estão inclusos esses e uma infinidade de outros recursos, mas engloba, principalmente, entender um determinado mercado. Esse “entender” fala sobre um estudo muito aprofundado do mercado, a fim de descobrir quais são as necessidades e os desejos das pessoas.

Market, em inglês, significa “mercado” e, por isso, “marketing” pode ser entendido como o mercado em uso, em andamento. Bem mais do que estratégia de vendas, o marketing é uma constante análise do comportamento do consumidor. Uma vez que tudo ao nosso redor está em constante mudança, inclusive o mercado e as pessoas, o marketing também deve estar sempre se adequando e analisando o mercado, para que possa lançar estratégias que vão de encontro com a atual situação – financeira, psicológica, cultural e/ou social – das pessoas.

Kotler, mestre do assunto, diz que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

Publicidade, para Maria Helena Diniz (2005), é “Qualquer forma de divulgação de mensagens por meio de anúncios, para influenciar o consumidor a adquirir produtos ou usar serviços; é também uma atividade empresarial pela qual se procura fazer com que o consumidor tenha interesse pela aquisição ou pelo uso de certos produtos ou serviços anunciados por meio de mensagem escrita ou oral ou por marketing ou teaser. Técnica para vender produto ou serviço; dar imagem favorável a uma empresa ou marca”.

Também conhecida como a arte de convencer e persuadir, a publicidade é um processo de comunicação que visa fazer conhecido algum produto ou serviço, processo esse que acontece depois do estudo do marketing.

A propaganda tem muito ou tudo a ver com publicidade, pois ambas são o meio como o marketing é aplicado para chegar às pessoas, ou seja, depois de estudar e descobrir, por exemplo, que em tal época do ano elas preferem consumir tal produto, a propaganda vai até elas através dos canais de comunicação mais adequados para essa situação. É resumidamente isso!

O marketing e a publicidade e propaganda

Eles caminham juntos e têm muita coisa em comum, mas a principal delas são as pessoas. O foco é ”gente”. A publicidade e a propaganda só pode ser feita se houver estudo e esse estudo é o marketing, pois não existe acaso quando se trata de publicidade e propaganda, é tudo estudado e fundamentado para não haver erros, pois as pessoas “lá fora” não admitem que erremos, ainda mais quando o “objeto” em questão são suas necessidades e seus desejos. O marketing é o começo, a publicidade e propaganda é o meio e as pessoas satisfeitas é o fim que dá início rapidamente a um novo começo, pois seus desejos nunca acabam.

Posts relacionados