CINCO TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL

As tecnologias evoluem em uma velocidade impressionante e, com elas, o marketing digital

Se tem uma coisa que tem ficado cada vez mais clara nos últimos anos é que o mundo está cada vez mais conectado. Dessa forma, as novas tecnologias vêm mudando rapidamente a relação entre marcas e consumidores, e o modo como essas pessoas consomem também. Não é à toa que no mundo do marketing digital as mudanças vêm acontecendo em uma velocidade incrível. Chat bots de marcas conversando com seguidores, e até vendendo e entregando produtos, e redes sociais tendo um peso cada vez maior no relacionamento marca-consumidor, são apenas a ponta do iceberg. Por isso separamos algumas tendências que já são sucesso esse ano e devem evoluir (ou até ganhar novos contornos) nos próximos.

  1. Storytelling

Todo mundo adora uma boa história, e a tendência no marketing digital é que as marcas continuem contando histórias, focando não apenas “no que estão dizendo”, mas também no que estão fazendo. Vale também abrir espaço para os próprios consumidores contarem suas histórias.

  1. Realidade aumentada

Se tem uma coisa que a febre do jogo Pokémon GO nos ensinou foi que a realidade aumentada é, e deve continuar sendo, uma tendência. É bem provável que as empresas continuem se aproveitando disso e trabalhem mais com essa fronteira que mistura virtual e real em seus serviços e experiências.

  1. Internet das Coisas

Com o advento do Amazon Go — um supermercado sem necessidade de caixa — a era da internet das coisas deu um grande passo. Fato que ela já é uma realidade presente em diversos países, mas no Brasil ainda é apenas um desejo. Vale lembrar que o consumidor está cada vez mais conectado e dificilmente vê distinção entre on e off.

  1. Wearables

Os relógios e pulseiras inteligentes já são uma realidade, e a tendência é que venha mais por aí. As marcas precisam não apenas criar para essas tecnologias, mas também entender como interagir através de cada uma delas. Vale dizer que a internet das coisas aparece aqui novamente.

  1. Plataformas de comunicação

Não dá mais para pensar em comunicação isolada em redes sociais ou buscadores. As marcas precisam estar presentes de forma unificada no mundo online. A ideia é o compartilhamento social de algo que está junto a uma plataforma.

 

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