Cinco tendências de marketing digital

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As tecnologias evoluem em uma velocidade impressionante e, com elas, o marketing digital

Se tem uma coisa que tem ficado cada vez mais clara nos últimos anos é que o mundo está cada vez mais conectado. Dessa forma, as novas tecnologias vêm mudando rapidamente a relação entre marcas e consumidores, e o modo como essas pessoas consomem também. Não é à toa que no mundo do marketing digital as mudanças vêm acontecendo em uma velocidade incrível. Chat bots de marcas conversando com seguidores, e até vendendo e entregando produtos, e redes sociais tendo um peso cada vez maior no relacionamento marca-consumidor, são apenas a ponta do iceberg. Por isso separamos algumas tendências que já são sucesso esse ano e devem evoluir (ou até ganhar novos contornos) nos próximos.

marketing digital

  1. Storytelling – a grande tendência do marketing digital

Certamente, todo mundo adora uma boa história. A tendência no marketing digital é que as marcas continuem contando histórias, focando não apenas “no que estão dizendo”, mas no que estão fazendo. Além disso, vale abrir espaço para os próprios consumidores contarem suas histórias.

  1. Realidade aumentada

Sem dúvida, uma coisa que a febre do jogo Pokémon GO nos ensinou foi que a realidade aumentada é uma tendência. É provável que as empresas continuem se aproveitando disso e trabalhem mais com a mistura do virtual e real.

  1. Internet das Coisas

Com o advento do Amazon Go — um supermercado sem necessidade de caixa — a era da internet das coisas deu um grande passo. Certamente, ela é uma realidade presente em diversos países, mas no Brasil ainda é apenas um desejo. Vale lembrar que o consumidor está cada vez mais conectado.

  1. Wearables

Os relógios e pulseiras inteligentes já são uma realidade, e a tendência é que venha mais por aí. As marcas precisam não apenas criar para essas tecnologias, mas também entender como interagir através de cada uma delas. Vale dizer que a internet das coisas aparece aqui novamente.

  1. Plataformas de comunicação

Não dá mais para pensar em comunicação isolada em redes sociais ou buscadores. As marcas precisam estar presentes de forma unificada no mundo online. A ideia é o compartilhamento social de algo que está junto a uma plataforma.

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