Cinco cases de marketing digital que você precisa conhecer

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Inspire-se, aprenda e, quem sabe, aplique em seu negócio

Inegavelmente, o Marketing Digital é uma ferramenta importante em qualquer negócio. Pois ele oferece oportunidades únicas e impensáveis quando se fala dos meios tradicionais. E, com seus mecanismos, as marcas hoje têm maneiras diferenciadas de impactar seu público. Desse modo, reunimos quatro cases de Marketing Digital que são um sucesso:

  1. Prefeitura de Curitiba

Há mais de quatro anos, a Prefeitura de Curitiba estabeleceu uma linha totalmente nova de comunicação institucional nas redes. A Prefs trabalhava conteúdo viral e prestava serviço aos cidadãos, e o resultado deu muito certo. 

Uma pena que, há pouco mais de um ano, a página anunciou o fim da Prefs por conta de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE impede “com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta”. A questão é que, antes de dar adeus, a página atraiu milhões de fãs, criando conteúdos com muito humor, capivaras e memes.

  1. Vivo

Uma das músicas mais famosas da banda Legião Urbana, “Eduardo e Mônica”, ganhou um clipe feito pela operadora para comemorar o Dia dos Namorados de 2011. Dessa forma, o resultado foi um case que ficou marcado como um dos de maior sucesso do marketing digital brasileiro.

https://youtu.be/kCNFMYe7mcU

    3. Netflix

Sem dúvida, não tem como falar de case de sucesso em Marketing Digital sem falar de Netflix. A gigante não poupou criatividade e esforços para atrair e encantar o seu público.  Seus grandes diferenciais são a qualidade do serviço que oferece, e a interação por meio das redes sociais.

A Netflix já fez graça com a situação política brasileira e, mais recentemente, tirou sarro dos recentes vazamentos sofridos pela emissora HBO. A verdade é que nada escapa dessa gigante do Marketing Digital, o que acaba gerando sempre cada vez mais interações com o público.

cases

  1. Ovomaltine: a batalha entre McDonald’s e Bob’s

Sem dúvida, os fãs de fast-food devem lembrar da batalha entre duas das principais representantes do gênero no Brasil: McDonald’s e Bob’s. A famosa disputa aconteceu em 2016, quando a marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos fazendo grande sucesso no concorrente Bob’s. Com isso, a revelação deu origem a uma enxurrada de postagens, que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos. A questão é que, nessa batalha, todo mundo saiu ganhando. Até mesmo quem não estava diretamente envolvido.

  1. Nike

Finalmente, a Nike soube tirar proveito do Instagram. Afinal, o perfil oficial tem mais de 56 milhões de seguidores, mas as campanhas não ficam concentradas apenas nele. Por exemplo, o @nikerunning tem 4,4 milhões de seguidores e conseguiu reunir uma comunidade de corredores ao redor do mundo. A hashtag mais usada, #nikerunning, já acumula mais de 2 milhões de publicações, demonstrando o alcance da campanha.

No entanto, esse não foi o maior ‘golaço’ da marca. Uma de suas maiores criações de sucesso foi o Nike PHOTOiD, campanha que permitia que usuários criassem tênis personalizados a partir de imagens do Instagram. Além disso, eles podiam compartilhar em outras redes e, depois, ainda comprar esse tênis na loja. Certamente, o resultado foi impressionante. Foram 600 pares criados por hora, e 8% (48 pares / hora) desses tênis  comprados. 

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