Cinco cases de marketing digital que você precisa conhecer

QUATRO CASES DE MARKETING DIGITAL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Inspire-se, aprenda e, quem sabe, aplique em seu negócio

O Marketing Digital é uma ferramenta importante em qualquer negócio. Ele oferece oportunidades únicas e, em grande parte das vezes, impensáveis quando se fala dos meios tradicionais. E, graças aos seus mecanismos, as marcas hoje têm maneiras diferenciadas de impactar seu público.

Pensando nisso, reunimos a seguir quatro cases de Marketing Digital que são um verdadeiro sucesso. Inspire-se!

  1. Prefeitura de Curitiba

Há pouco mais de quatro anos a Prefeitura de Curitiba estabeleceu uma linha totalmente nova de comunicação institucional nas redes sociais. Fomos apresentados à Prefs, e ainda vimos que trabalhar conteúdo viral e ao mesmo tempo prestar serviço aos cidadãos (e usuários) pode dar muito certo.

Uma pena que, há pouco mais de um ano, a página anunciou o fim da Prefs por conta de uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que impede “com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta”. A questão é que, antes de dar adeus ao seu estilo bem-humorado, a página atraiu milhões de fãs (a maioria de fora da cidade), criando conteúdos com muito humor, capivaras e memes.

  1. Vivo

Uma das músicas mais famosas da banda brasileira de rock Legião Urbana, “Eduardo e Mônica” ganhou um clipe feito pela operadora para comemorar o Dia dos Namorados de 2011. O resultado foi uma experiência de marca sensacional por meio das redes sociais e um case que ficou marcado como um dos de maior sucesso do marketing digital brasileiro.

    3. Netflix

Não tem como falar de case de sucesso em Marketing Digital sem falar de Netflix. Principal serviço de TV por Internet em todo o mundo, essa gigante não poupou criatividade e esforços para atrair e encantar o seu público, seja pela qualidade do serviço que oferece, seja na forma de interagir por meio das redes sociais.

A Netflix já fez graça com a situação política brasileira — quem não lembra das comparações com a série ‘House of Cards’? — e, mais recentemente, tirou sarro dos recentes vazamentos sofridos pela emissora HBO. A verdade é que nada escapa dessa gigante do Marketing Digital, o que acaba gerando sempre cada vez mais interações com o público.

 

  1. Ovomaltine: a batalha entre McDonald’s e Bob’s

Os fãs de fast-food sem dúvidas devem lembrar da batalha travada entre duas das principais representantes do gênero no Brasil: McDonald’s e Bob’s. A famosa disputa aconteceu em 2016, quando a marca norte-americana anunciou a chegada do McShake Ovomaltine à rede, após o sabor permanecer por anos fazendo grande sucesso no concorrente Bob’s. A revelação deu origem a uma enxurrada de postagens, tanto no concorrente quanto em outras marcas, que aproveitaram o gatilho para viralizar conteúdos e divulgar seus produtos. A questão é que, nessa batalha, todo mundo saiu ganhando. Até mesmo quem não estava diretamente envolvido.

  1. Nike

Se tem uma marca que soube tirar proveito do Instagram, essa é a Nike. O perfil oficial tem mais de 56 milhões de seguidores, mas as campanhas não ficam concentradas apenas nele. O @nikerunning, por exemplo, tem 4,4 milhões de seguidores e conseguiu reunir uma comunidade de corredores ao redor do mundo. Hoje a hashtag mais usada, #nikerunning, já acumula mais de 2 milhões de publicações, o que mostra o alcance da campanha.

No entanto, esse não foi o maior ‘golaço’ da marca. Uma de suas maiores criações de sucesso foi o Nike PHOTOiD, uma campanha que permitia que usuários criassem tênis personalizados a partir de imagens do Instagram, compartilhassem em outras redes e, depois, ainda pudessem comprar esse tênis na loja. O resultado foi impressionante. Foram 600 pares criados por hora, e 8% (48 pares / hora) desses tênis foram comprados. Isso tudo sem qualquer gasto de mídia.

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