Afinal, O Que É Marketing de Conteúdo?

#

Nós todos temos uma ideia do que é o “Marketing”. Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado. Compra, venda e trocas de serviços, produtos ou ideias.

Mas e quando falamos em Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, videos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros. O Marketing de conteúdo não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em comunicação da marca diretamente com clientes e potenciais clientes. O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando se aproximar do cliente e sanar suas dúvidas/objeções e dicas ao longo do funil de vendas, mas sem intenção comercial direta, e sim educacional. O Marketing de conteúdo promete ser o grande motor para atrair clientes de qualidade, frente ao marketing digital. entre os principais objetivos do marketing de conteúdo em uma empresa podem ser destacados o o aumento de vendas, do engajamento com os clientes e potenciais clientes e geração de leads.

 

Resumo

Marketing de Conteúdo é uma forma de comunicação com o público (clientes consolidados, clientes em potencial ou apenas o público em geral e até mesmo curiosos) que apenas propaga uma ideia sobre determinado assunto, sem valor comercial, sem tentar vender algo, embora o valor da marca que transmite a informação fica evidenciada positivamente – se o conteúdo for bom – por quem consome o conteúdo.

 

Posts relacionados