Ações de marketing para o dia das Bruxas – Blog

O Halloween, ou Dia das Bruxas, infelizmente não tem tanta tradição assim em nosso país.

A cultura do “Doces ou Travessuras” por aqui ainda é vista apenas em poucas escolas e cursos de língua estrangeira. Mas na Inglaterra, Canadá e EUA (onde a festa tem mais tradição), as empresas se preparam para esta data e o marketing online e offline atrai cada vez mais visibilidade a cada ano que passa.

Oportunidades

Os setores que mais podem aproveitar do Dia das Bruxas para faturar são as lojas de acessórios. Fantasias, máscaras e ornamentos são muito procurados nas vésperas dessa data.

Objetos de decoração como velas, abóboras iluminadas, morcegos e aranhas compõem esse cenário de vendas.

O setor alimentício não fica para trás: doces e salgados em formas diferentes e sucos com cores típicas do mundo assombrado da fantasia são produtos bastante vendidos, principalmente para as crianças. O segmento de roupas e calçados também pode investir na venda de produtos com estampas customizadas com o universo das bruxas.

Planejamento

Planejar é um diferencial, uma vez que é possível prever riscos e criar melhores soluções e estratégias de vendas e de divulgação da marca. Empresas que não fazem planejamento têm chances de não alcançar sucesso nas vendas. O dia das bruxas é uma data para se destacar e investir numa nova roupagem para a sua marca, principalmente layout, com cores e personagens típicos da data.

Investindo na web (marketing digital)

Por ser uma data comercial importante, marcas internacionais de vários segmentos têm investido em uma nova plataforma: o Youtube. Vídeos atrativos na forma de web comerciais antes dos vídeos principais podem chamar a atenção e gerar mais visibilidade no Dia das Bruxas. Com a concorrência acirrada, é preciso encontrar diferenciais que vão além do preço.

O site de viagens booking.com, destacou o perfil dos hotéis mais assombrados da América em uma seção temática especial do site. São sete alojamentos fantasmagóricos em destaque para quem quiser se aventurar.

A rede varejista de artigos esportivos REI publicou nas suas redes sociais um infográfico de como usar lanternas, frigideiras e outros elementos para se defender durante um ataque zumbi. A iniciativa aproveitou o pico de interesse por zumbis e foi muito bem-sucedida.

Sempre dá para fugir da mesmice. Uma dica é olhar para o comportamento do consumidor no contexto daquela data e propor alguma coisa que tenha a ver com a marca. Tanto o marketing online quanto o off-line podem ajudar nisso. E aí, vocês já se preparam para o dia das bruxas?

Leave a comment