5 tendências de Marketing Digital para 2016

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Este ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing digital em 2016 já podem ser vislumbradas claramente.

O Brasil, apesar dos problemas causados pela crise econômica, passa por um momento muito interessante nesta área com cada vez mais empresas buscando uma posição de destaque na Internet.

A expansão da base de computadores nos lares brasileiros e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

Uma das tendências do marketing digital em 2016 que parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online.

Em nossos treinamentos temos percebido o interesse cada vez maior dos pequenos e médios empresários por iniciar sua participação nas mídias online, e isso certamente será uma das grandes tendências para 2016.

Na área técnica também devemos ter muitos destaque no ano que vem por ai, portanto, façamos um exercício de futurologia para tentar desenhar o cenário do marketing digital no Brasil em 2016.

Mobile marketing será imperativo

Devido ao uso generalizado e crescente de dispositivos móveis no Brasil, estruturar campanhas de marketing digital com suporte para dispositivos móveis será essencial em 2016.

Quer se trate de criar uma versão móvel alternativa de um site ou utilizando web design responsivo, é importante para proporcionar uma experiência positiva para os usuários que estão navegando através de um dispositivo móvel. Além do mais, o próprio Google este ano colocou como diretriz para o processo de SEO, que o site que não for responsivo será punido em termos de posicionamento em sua ferramenta de busca.

Se as marcas não optarem por esse caminho o resultado será a perda de clientes para concorrentes que se adaptaram a esta tendência. Como a mudança de PCs tradicionais e laptops para dispositivos móveis continua, as empresas que não estiverem prontas para essa transição correrão o risco de sofrerem pesadas perdas.

 

Redes sociais ainda mais ativas

As redes sociais já fazem parte do dia a dia do brasileiro e a tendência é que se tornem cada mais presentes em 2016 em função da expansão da base de dispositivos móveis no país. No caso do Facebook, mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos através de smartphones ou tablets.

Também no comércio eletrônico devemos observar um uso cada vez maior das mídias sociais com uma integração cada vez maior às plataformas de e-commerce, principalmente em função do Botão Comprar que deve ser lançado em 2016 tanto no Twitter quanto no Facebook.

 

Links Patrocinados – Mais um round na luta Google x Facebook

Outra tendência forte para o marketing digital em 2016 é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View. A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords e um poder de segmentação cada vez maior.

Outra tendência, esta específica aqui do Brasil, é uma pequena redução no custo de veiculação desses anúncios, principalmente no Google AdWords, já que a procura por esse tipo de publicidade online, sofreu um grande impacto em função da crise, e como o sistema funciona na forma de leilão, a competição ficou ligeiramente menor.

 

SEO – Indicações sociais ganharão mais importância

Não há mais dúvida que as menções em redes sociais exercem um forte impacto sobre o trabalho de SEO , conforme já foi admitido pelo próprio Google, e essa é uma das tendências do marketing digital em 2016 que deve ficar ainda mais evidente.

Muito embora, prever quais serão as modificações futuras dos algoritmos dos principais buscadores como o Google, seja difícil, é bastante provável que as ações em mídias sociais venham a se igualar ou até mesmo superar em termos de importância, nas estratégias de link building.

Outro ponto que merece destaque entre as tendências do marketing digital em 2016 é o SEO local. Com o aumento do tráfego através de dispositivos móveis, esse segmento do processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

 

Marketing de conteúdo em alta em 2016

O marketing de conteúdo foi um dos grandes destaques deste ano e em 2016 essa tendência será a de um destaque ainda maior. Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é a criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas. Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado que esclarecem ou entretêm o público.

O Inbound Marketing permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas. O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital em 2016 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.

Outro motivo para apostarmos muito no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital em 2016 é o custo deste tipo de estratégia. Em tempos de mídias pagar ficando cada vez mais caras, com os preços do AdWords indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional. Em tempos difíceis como os que estaremos vivendo no Brasil em 2016, esse é o argumento final.

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